segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dica de Saúde: Aproveite o sol nesse verão!

Olá meus queridos!!! hoje deixarei uma dica muito boa para quem precisa de um empuraozinho pra aproveitar o sol nesse verão. O texto que segue é parte de outro que escrevi para um trabalho. Deem uma lida, vale a pena saber!

"O sol é fonte de energia, auxilia na síntese das vitaminas, ajuda em certas situações de depressão e até reduz alguns casos de câncer. Portanto, neste verão além das recomendações comuns como usar protetor solar, chapéus e respeitar os horários, vale muito aproveitar o sol.

Veja algumas vantagens da exposição moderada ao sol:

Fonte de vitamina - Os raios de sol sintetizam a vitamina D através de nossa própria pele. Essa vitamina é indicada como um possível fator de prevenção de certos tipos de câncer como o de mama e o colo-retal. Além disso, a falta dessa vitamina ajuda a crescer o risco de doenças como a esclerose múltipla, lúpus e artrite reumatóide, por exemplo.
Fonte de cálcio - O sol é responsável também por parte da fixação de cálcio em nosso organismo. Essa absorvição corresponde a 90% do necessário para o nosso corpo.
Proteção - O contato moderado com o sol ajuda a formar uma barreira protetora contra queimaduras na pele, principalmente em pessoas mais claras.
Bem Estar - Estar ao sol proporciona sensação de bem estar e maior disposição. Nos ficamos mais felizes ao sol.
Função reguladora – O sol possui um papel essencial na regulação de diversas funções do corpo, ajudando a ajustar o nosso relógio biológico, regularizando o controle da liberação de hormônios e outras substâncias pelo corpo.

Contudo: Use o sol com moderação. Apenas 10 minutos diários, em apenas algumas partes do corpo são suficientes para um bom aproveitamento do sol. Porém essa exposição varia, em pessoas mais claras, 5 minutos diários já bastam, enquanto em pessoas mais negras são necessários aproximadamente 20 minutos para uma boa absorção do sol pela pele. Os idosos também precisam de uma exposição  um pouco maior devido a seu metabolismo mais lento. "



beijoooooo

4 comentários:

  1. Olá! Adorei o post... acabei descobrindo que eu to mesmo é precisando tomar um pouco de sol, estou com problemas de cálcio e esse sol deve ajudar como disse no post. Valeu a dica!
    Beijos,
    Raquel Mota
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom poder ajudar, postei justamente por isso, as vezes por ser tão branca, esqueço que um pouco de sol é nescessário e fujo dele.
    beijooooo

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de sol não, deve ser porque sou BRANQUELA mesmo e qualquer solzinho na rua já ficou vermelhona hahahhaha
    Mas uso protetor solar todos os dias!

    Beijos e feliz ano novo!
    Sweetgirldreams.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. rsrsr... feliz Ano novo para ti também flor!

    ResponderExcluir